sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

D. Pedro II é notícia!


Inclusão digital: curso de informática forma mais 100 alunos



Eles estão mais preparados para conhecer o mundo através da internet, também aptos para fazer trabalhos e pesquisas. Cerca de 100 pessoas receberam na noite de ontem, 2, o certificado de conclusão do curso de informática para a comunidade. A solenidade de entrega do diploma para os cursistas ocorreu no Teatro do CEI e contou com diversas apresentações artísticas de escolas do Município. Os cursos são oferecidos semestralmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), nas escolas de cada bairro. Eles são divididos em três módulos, sendo que o módulo 1 capacita o cursista para os conceitos básicos, o módulo 2 para apresentações e planilhas e o módulo 3 para web 2.0, pesquisas e redes sociais. Cada curso tem 30 horas de duração.
De acordo com a professora de informática Talita Halderstadt, que ajudou a coordenar o módulo 1 do curso oferecido na escola Dom Pedro II (bairro Paulista), na informática pessoas de qualquer idade são capazes de aprender. “No início foi um pouco mais difícil dos alunos pegarem o jeito, porém, partimos do básico. Eles começaram aprendendo a ligar os computadores e encerraram as aulas já mandando e-mails e querendo ir além, cursando os próximos módulos”, destacou ela, que deu aulas para uma turma de 20 alunos, sendo todos acima dos 37 anos. A prova de que em qualquer idade se pode aprender, é a cursista Celi da Costa Vieira, 74 anos. Ela foi a cursista mais velha, fazendo suas aulas também na Dom Pedro II.
As próximas inscrições para os três módulos do curso acontecem no mês de março e os interessados em fazê-lo podem procurar as escolas nos bairros ou entrar em contato com a Smec. As aulas são gratuitas e destinadas para qualquer pessoa da comunidade.
De acordo com a titular da Smec, Eliane dos Reis, os cursos de informática fazem parte do programa de inclusão digital da Administração Municipal. “As aulas estimulam nos alunos a vontade de aprender mais. Muitos deles são pais que querem acompanhar os filhos, ou pessoas que buscam aprimoramento para facilitar seu ingresso no mercado de trabalho”, justificou.
Política de Inclusão Digital vence premiação nacional
O trabalho de Inclusão Digital desenvolvido pela Prefeitura e que envolve toda a comunidade foi reconhecido como os nove melhores projetos do Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Unesco e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2013 tem o intuito de reconhecer e valorizar os trabalhos dos gestores que mudam a realidade educacional dos seus municípios.
Implantado em 2009, o programa de Inclusão Digital está inserindo novas ações que estão mudando a realidade da comunidade. Com o projeto Inclusão Digital Campo Bom – Faço parte dessa rede, o município passou a contar além dos cursos de informática oferecidos para a comunidade, com a W-Campo Bom, a internet sem fio de acesso gratuito, laboratórios de informática, lousas e mesas educativas nas escolas, projetos educacionais com o uso de tecnologias, entre outros.  
Notícia postada em 03/12/2014

Nenhum comentário: